|  Contato |  Trabalhe Conosco |

Educação de Trânsito no Ensino Fundamental

DOWNLOAD PDF -  Educação no Trânsito no Ensino Fundamental

O trânsito em favor do bem comum

É possível analisar, refletir e debater questões relacionadas ao trânsito sob um novo enfoque? Pensar e de discutir com os alunos sobre trânsito como algo inerente à vida; como um direito adquirido de todas as pessoas, em todos os lugares; como um exercício permanente de ética e cidadania?

A autora apresenta as respostas a partir de uma proposta inovadora e instigante para abordar o tema em sala de aula. Textos, imagens, curiosidades, atividades e outros recursos incentivam o respeito ao espaço público e entre as diferentes posições ocupadas no trânsito (motoristas, pedestres e passageiros).

A Série Educação de Trânsito vem ao encontro da concepção difundida pelo Código de Trânsito Brasileiro e pelas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, aprovadas pela Portaria n. 147/2009 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


* Clique nos títulos para conferir uma amostra dos contéudos!


Série Educação de Trânsito - 1º, 2º e 3º ano

1º ano: Lugares
2º ano: Cidades
3º ano: O trânsito nas cidades

Os livros dos alunos do 1°, 2° e 3° anos tem como eixo temático a identidade dos lugares, trazendo conteúdos referentes à identidade do espaço escolar, às características do entorno da escola, dos bairros e da cidade.

Nestes livros, os educadores podem desenvolver aprendizagens significativas sobre aspectos das cidades em relação à sua história, à cultura, ao lazer e aos meios de locomoção, trabalhando as transformações da paisagem natural no decorrer dos tempos.

As influências do trânsito na questão ambiental (poluição sonora, atmosférica e visual) também são tratadas, a fim de que seja possível criar mecanismos que proporcionem maior qualidade de vida aos habitantes das cidades.




Série Educação de Trânsito - 4º e 5º ano

4º ano: Locomoção no espaço público
5º ano: Trânsito é locomoção!

A partir do eixo temático "locomoção", os alunos do 4° e 5° anos terão a oportunidade de refletir, analisar e debater sobre a importância do respeito às regras na utilização nos meios de locomoção individuais e coletivos.

Por meio de textos, imagens e curiosidades os livros apresentam atividades relacionadas ao comportamento de pedestres, motoristas, ciclistas, passageiros com o objetivo de levar os alunos à observação da necessidade do uso de equipamentos e de acessórios para a locomoção segura e cidadã.





Série Educação de Trânsito - 6º e 7º ano

6º ano: Trânsito é comunicação!
7º ano: A comunicação no espaço público

Nesta faixa etária, os alunos possuem conhecimentos capazes de favorecer a compreensão dos atos de comunicação emitidos no trânsito.

Assim, os livros abordam questões voltadas à sinalização de trânsito e à sua importância para a locomoção segura no espaço público. Além disso, apresentam as competências dos órgãos e das entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, como também os principais capítulos do Código de Trânsito Brasileiro, analisados sob o ponto de vista legal e sua aplicação em determinadas situações.



Série Educação de Trânsito - 8º e 9º ano

8º ano: Transitar é conviver!
9º ano: Convívio social no trânsito

Convívio social é o eixo temático para desenvolver atividades com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A relação interpessoal estabelecida entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e os diversos atores do trânsito das cidades são as questões abordadas nos livros destinados aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

A partir da leitura e da análise de textos retirados de jornais, de revistas e de outras mídias, os alunos poderão analisar e refletir sobre a necessidade da adoção de comportamentos éticos e cidadãos no trânsito.

Com alunos desta faixa etária também é possível promover o debate sobre aspectos relacionados ao uso de álcool e outras drogas e sua implicação no trânsito.


Guia do Professor

O Guia do Professor é dividido em duas partes.

Série Educação de Trânsito - Guia do Professor

Na primeira, o professor é convidado a refletir sobre uma concepção de trânsito fundamentada em três eixos: locomoção, comunicação e convívio social. Assim, será possível perceber que o trabalho a ser desenvolvido com o tema trânsito transcenderá – e muito – ao mero ensinamento de placas de sinalização, regras e normas. O real objetivo do trabalho proposto é desenvolver atitudes éticas e de cidadania.

Tanto professores quanto alunos são pedestres, passageiros, ciclistas. Pessoas que se locomovem, que ocupam o espaço público e que devem cumprir deveres e exigir direitos. Pessoas que não precisam saber dirigir um veículo, pois nenhuma lei obriga alguém a ser motorista, mas que devem, sobretudo, pensar sempre no bem comum.

Ainda na primeira parte, o professor compreenderá as possibilidades de transversalização do tema às áreas curriculares da base nacional comum e recursos pedagógicos que podem ser utilizados para enriquecer as atividades voltadas ao trânsito.

Na segunda parte, o professor encontrará orientações didáticas para otimizar a utilização dos livros dirigidos aos alunos. Aqui, serão encontradas informações sobre cada um dos livros, além de sugestões de atividades.

Copyright © 2011 - Lumine Editora - comercial@lumineeditora.com.br
Produzido por RW³d Design & Tecnologia - rw3d.br@gmail.com